DISCO DA SEMANA – KRIG HA BANDOLO



Na vitrola do último LONG PLAY, o disco que girou foi o KRIG HÁ BANDOLO, de Raul Seixas.

Considerado pela revista Rolling Stones como o 12º melhor álbum da música brasileira, este LP tem seu valor histórico principalmente por representar o primeiro trabalho de grande expressão do fabuloso Raulzito.

Ali estavam músicas que tornar-se-iam hinos da carreira do Rock-Man, e fariam parte de mais de 80% das coletâneas do artista, tais como “Mosca na sopa”, “Metamorfose ambulante”, “Al capone”, “As minas do Rei Salomão” e a canção que o projetou Raul no cenário musical no início dos anos 70: “Ouro de Tolo”, uma crítica contundente ao conservadorismo da classe média nos tempos da ditadura brasileira.

O nome do álbum: “Krig Há Bandolo”, é uma menção ao grito de Tarzan no cinema, e que significa “Cuidado, aí vem o inimigo”. O LP também inaugura a parceria entre Raul Seixas e Paulo Coelho, parceria essa que renderia ótimos frutos representados nos trabalhos posteriores, como no caso de “Gita”.

O LP surpreende o ouvinte de primeira viagem já no momento em que o colocamos em contato com a agulha. A primeira música, se é que podemos chamá-la assim, é uma gravação caseira de Raul, ainda criança. Um tanto estranho, mas bem bacana. Bem pessoal.

Ainda musicalmente, o disco relembra duas características bem marcantes de Raul: a vontade de compor e cantar em inglês, com a segunda faixa do lado B, e também a influência marcante da sonoridade dos Beatles (bem marcada no LP Raulzito e os Panteras), e aqui expressa pela canção “A hora do trem passar”, que lembra o final de “Hei Judy”, dos Beatles.

Visualmente, o disco é um pouco dúbio. A capa é limpa e bem definida, com o título sobre a foto de Raul sem camisa, com os braços abertos, lembrando a posição de Cristo ao ser crucificado. Na palma de sua mão direita está impresso o símbolo da “Sociedade Alternativa”.

Já a contra-capa é um pouco conturbada. As músicas, e todas as demais informações sobre o álbum, são inscritas em letras pouco nítidas, ou pouco rebuscadas talvez, em tom de roxo sobre um fundo azul. Confuso, no mínimo.

Não deixe de ouvir o próximo programa. DOMINGO, às 19 horas, acessando www.unioeste.br/kula.


Long Play: trazendo de volta o prazer da boa música!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s