DISCO DA SEMANA – QUE PAÍS É ESTE – (Legião Urbana)

O MAIS PUNK DA LEGIÃO!

Que País É Este 1978/1987 é o terceiro álbum da Legião Urbana. Lançado em 1987,  boa parte desse disco é da época do “Aborto Elétrico”, banda Punk de Renato Russo antes da formação da Legião Urbana. Por esse motivo, esse acabou virando o disco mais pesado da banda. Só no Brasil foram vendidos mais de 1 milhão de cópias e foi premiado com Disco de Diamante.

O sucesso do disco anterior (Dois) fez com que a gravadora pressionasse a banda para o lançamento de seu terceiro álbum, sem que no entanto houvesse repertório para isso. Das nove faixas de Que País É Este (1978/1987), apenas duas foram compostas depois de Dois; justamente as duas últimas, “Angra dos Reis”, em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense de mesmo nome e “Mais do Mesmo”, que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo, por sinal, as duas mais paradinhas do LP. A música título do disco: “Que País É Este”, foi escrita em 1978, anterior à própria Legião Urbana.

Visualmente o disco também é bem produzido, apesar da capra “pobre”, se comparados com outros Lp’s lançados por eles. Apenas uma foto dos integrantes, sem qualquer menção à banda. Já o encarte segue o bom padrão da Legião. É praticamente um livreto, que traz fotos de shows, dos integrantes, informações e letras sobre as canções (inclusive com o hirtórico de cada canção), além até de algumas histórias em quadrinhos! Muito bom!

Pessoalmente, é o meu preferido. Rock’n Roll na veia!

CURIOSIDADES

O projeto original do disco duplo Mitologia e Intuição reunia os materiais deste disco e do álbum anterior, Dois. Com a rejeição da idéia, o que sobrou do projeto foi lançado neste disco. Seu título provisório era Mais do Mesmo, nome da canção que o encerra, que mais tarde batizou uma compilação lançada em 1998 com os maiores sucessos da banda.

“Eu Sei” foi regravada pelos grupos Pato Fu em 1998; e posteriormente pelas bandas 14 Bis e Boca Livre no álbum 14 Bis e Boca Livre ao Vivo, em 2000.
“Química” foi gravada anteriormente pelos Paralamas do Sucesso, em seu álbum Cinema Mudo, de 1983. Os mesmos Paralamas, mais tarde, incluiriam “Que País é Este” em seu repertório de shows.

Na mesma canção, há o trecho “aqui no nosso Belsen tropical”. Belsen era um antigo campo de concentração da Alemanha nazista.

A canção “Eu Sei”, antes se chamava “Dezoito e Vinte e Um”. Já era pedida nos shows da Legião antes mesmo de seu lançamento, pois ficara conhecida a partir de uma fita demo.

Durante a turnê do show deste álbum, aconteceu uma tragédia no Estádio Mané Garrincha. Fãs se exaltaram e foram pisoteados; isso acabou aumentando a fobia de palco de Russo e tornando o trabalho da banda mais introspectivo, o que refletiria no álbum seguinte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s