Chelpa Ferro lança seu 1º vinil com show no Tom Jobim

O coletivo Chelpa Ferro, formado pelos artistas plásticos Barrão e Luiz Zerbini e pelo editor de vídeo e montador de cinema Sérgio Mekler, vem fazendo barulho há mais de uma década, somando apresentações e exposições mundo afora. Recém-saído do forno, o terceiro disco do coletivo, “Chelpa Ferro 3”, vai ser lançado nesta terça-feira, às 20h, no Espaço Tom Jobim, com uma performance do baterista francês radicado no Brasil Stephane San Juan dentro da instalação sonora “Acusma”.

O trabalho foi produzido em vinil – o primeiro do trio -, com uma tiragem de 300 exemplares e uma capa diferente da outra, todas feitas à mão por Barrão, Zerbini e Mekler. Chamado de múltiplo sonoro, o objeto vem embalado por uma caixa de acrílico (opcional na hora da compra, no valor de R$ 60), o que lhe confere um status de objeto de arte. À venda hoje durante a apresentação no Tom Jobim, o disco vai custar R$ 500 e, depois, só poderá ser adquirido na galeria Múl.ti.plo, que financiou o projeto.

– Já tínhamos a vontade $fazer um vinil com essas mesmas características há um tempo, mas só agora isso se mostrou viável, porque antes não tínhamos grana. Isso custa caro – afirma Zerbini.

Para “Chelpa Ferro 3”, o grupo convidou sete músicos para tocar e interagir com cinco instalações sonoras do repertório do Chelpa: Stephane San Juan se uniu à obra “Acusma” (2008); Jacques Morelenbaum, ao trabalho “Microfônico” (2009); Arto Lindsay e Pedro Sá, à instalação “Máquina de samba” (2008); Kassin e Berna Ceppas, ao “Jungle jam” (2006); e o produtor musical Chico Neves – antigo integrante do coletivo – se juntou ao trabalho “On_off Poltergeist” (2007).

No show desta terça-feira, Stephane reproduz sua participação no disco e vai tocar em meio aos 30 vasos e os alto-falantes, dispostos no chão, da instalação Acusma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s