Lendário disco Paêbirú será tocado na íntegra, ao vivo, em show nesta quinta

Em 1975, os cantores Lula Côrtes e Zé Ramalho, antes de ficarem famosos, lançaram o disco duplo Paêbirú, que hoje em dia é considerado um marco pioneiro da música psicodélica experimentalista (nordestina, brasileira e internacional). Décadas depois, o álbum se tornaria uma raridade entre colecionadores, tanto pela riqueza de seu conteúdo musical quanto pela dificuldade de se conseguir uma cópia original em vinil. Enquanto não é relançado oficialmente em CD ou em formato digital, o LP é considerado lendário.

Nesta quinta, às 23h30, na Rua da Moeda, o público do Recife ganhará a primeira oportunidade de ouvir o repertório do disco tocado ao vivo, na íntegra, na mesma ordem original das faixas. A banda responsável pelo resgate é formada por dez músicos jovens da nova geração, sob a direção de Haymone Neto (guitarrista do Mellotrons) e Missionário José (Zé Guilherme, um dos principais produtores da música brasileira contemporânea).

“Os arranjos são inspirados no disco, mas estamos mais relendo do que reproduzindo“, explica José. “A ideia de usar uma banda grande tem dois motivos: Um é ter bastante gente para poder criar ambientes sonoros bem ricos; O outro é envolver músicos de escolas diferentes para prestar tributo ao disco”.”

Dos integrantes do grupo, o que mais se assume como um especialista no disco é André Sette, que toca teclados e teremim. Ele faz parte da banda Anjo Gabriel, cuja principal influência é a música nordestina psicodélica da década de 1970. Segundo Missionário José, “André é PhD emPaêbirú. A maior parte da banda ouviu o disco bastante, mas alguns não ouviram em absoluto, o que é legal pra pintarem umas outras idéias.”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s